Leandro
As ruas coloridas da Vila Belga começaram a receber, nesta sexta-feira, empreendedores de várias regiões do estado para debater economia e indústria criativa. O Conecta Distrito, realizado pela prefeitura na Coop 2036, tem o objetivo de promover encontros, palestras e rodas de conversa sobre empreendedorismo, patrimônio histórico, cultura, turismo, moda e tecnologia. Conforme o vice-prefeito, Rodrigo Décimo, tudo isso está alinhado com proposta do Distrito Criativo Centro-Gare, que foi oficializado em abril de 2022. O Distrito Criativo está localizado no Centro Histórico de Santa Maria e tem o propósito de transformar esse território com o fomento a iniciativas relacionadas à economia criativa.
– Tá ocorrendo uma interação muito legal nesse primeiro dia de evento, todos aprendendo muito ao ouvir pessoas que conhecem do assunto. A finalidade do evento é conectar todos os empreendedores e santa-marienses com o movimento do Distrito Criativo. O nosso trabalho com esse primeiro evento, que com certeza iremos repetir, é justamente mostrar a que se propõe o Distrito Criativo Centro-Gare – diz Décimo.
Leia também
Troféu Mérito Excelência RS será entregue neste sábadoProjeto leva oficinas circenses para escolas e realiza espetáculos gratuitos em Santa Maria e regiãoDuca Leindecker retorna a Santa Maria em turnê com o filho GuilhermeCurso de Artes Cênicas da UFSM promove espetáculos gratuitos
No primeiro dia de evento, ocorreu uma palestra de abertura com Cristiano Max, coordenador do mestrado profissional em Indústria Criativa da Feevale. Ele falou sobre o destaque da economia e da indústria criativa como norteadores de planos estratégicos e políticas públicas. Ainda na manhã de sexta, ocorreu uma Rodada de Empreendimentos Criativos sobre Economia Circular, com foco na experiência dos brechós. A programação da manhã foi finalizada com uma palestra prática com o publicitário Claudio Ozório. Em foco, conceitos e ferramentas para negócios no ambiente digital.
A estudante de Arquitetura Camila Behenck levou projetos de extensão sobre o patrimônio histórico ao Conecta Distrito.
A tarde começou com a divulgação de ações realizadas pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. A estudante do nono semestre de Arquitetura da universidade, Camila Behenck, de 21 anos, falou sobre projetos de extensão realizados pelo laboratório do curso sobre o patrimônio histórico de Santa Maria.
– A população em geral não sabe o que estamos produzindo. Então eventos como este são muito importantes para divulgarmos para além da universidade. Trouxemos um projeto voltado pro público infantil, por exemplo, que tem a intenção de enaltecer o patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Santa Maria. São atividades como jogos e maquetes que interagem com o patrimônio da cidade, como por exemplo: “avance duas casas e tome uma Cyrillinha”, que é um produto local.
Marca Dona Rufino trabalha com reciclagem de couro.
Em seguida, a moda voltou a ser destaque em mais um painel do Conecta Distrito. A pesquisadora Luciana Bulcão falou sobre sua marca de roupas slow fashion Dona Rufina. As peças são confeccionadas com técnicas de feltragem e reciclagem de couro. Segundo Luciana, a marca nasceu do desejo de valorizar a cultura do Pampa Gaúcho, priorizando o local, com inclusão econômica das artesãs. Em seguida, professores do curso de Design da UFN falaram sobre design e artesanato, como forma de expressão da identidade local.
Para a gerente comercial Sílvia Barin, de 47 anos, que se inscreveu para participar do Conecta Distrito, a temática da sustentabilidade, em foco na maioria das atividades do dia, foi o que mais a despertou interesse.– Acho muito importante esse evento, porque hoje em dia está muito em voga essa questão de como reaproveitar aquilo que iria pro lixo. Muito interessante como a marca Dona Rufina surgiu assim. Desde a manhã, está sendo falado sobre a sustentabilidade, que é uma possibilidade de ajudar pessoas a voltar para o comércio através de suas próprias criações, como o artesanato, por exemplo.
O primeiro dia do Conecta Distrito encerrou com duas Rodadas de Empreendimentos Criativos. A primeira sobre empreendedorismo e criatividade, através de cases de sucesso sobre cosméticos naturais e veganos, biscoitos artesanais e feira de pequenas marcas ecoorientadas. Às 17h30, uma atividade sobre o Brique da Vila Belga. Ao longo do dia, quem anima os intervalos culturais do evento foi o Daiane Diniz Trio. Neste sábado, tem o segundo e último dia do Conecta Distrito. Confira a programação:
Sábado, 13 de agosto
10h – Rodada de Empreendimentos Criativos: Moda autoral e diversidade
Mediação: Serginho MarquesParticipantes: By Fofys – moda sem gênero – Doug Batistello, Vênus Moda Plus Size – moda plus – marca de Fernanda Pizutti Codinotti, Criolando – Moda afro – Flávia Nascimento
11h – Pitch com Statups da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM
11h30 – Rodada de Empreendimentos Criativos: Rádio Armazém – Empreendimento Feito por Mulheres
Mediação: Edson KahParticipantes: Camila Lourenci, Caroline Moraes, Isadora Santos e Lucielle Dresch
12h – Intervalo Cultural
13h30 – Case Distrito Criativo Porto Alegre – Jorge Piqué
14h30 – Empreendimentos Criativos: Associação Cultural Vila Flores e Galpão Makers – Roberta Dias e Fabio Schmidt
15h – Brique da Vila Belga
18h – Encerramento
Left Rock Bar – Com discotecagem de Ricardo Nicoloso e lançamento do livro ‘Por que artistas’
Leia todas as notícias